NESTE POST
Vai viajar para conhecer os parques da Dinesy? Então uma das coisas que você precisa saber é como funcionam as gorjetas em Orlando.
Apesar de aqui no Brasil a taxa de serviço já ser incluída em vários estabelecimentos, muitos brasileiros ainda ficam em dúvida sobre essa questão quando viajam para os Estados Unidos.
Por isso, nós da Receptivo em Orlando preparamos esse post explicando melhor como funcionam as gorjetas. Vem conferir!
As gorjetas em Orlando são obrigatórias?
Em teoria não. Não há nenhuma lei de obrigatoriedade. No entanto, as gorjetas em Orlando, assim como no restante dos Estados Unidos, são consideradas praticamente parte da cultura.
Isso porque, lá boa parte dos salários dos funcionários vem das tips. Por isso, o ato é totalmente normal, e você não dar uma gorjeta é encarado como algo extremamente mal-educado e de falta de senso.
Alguns estabelecimentos já incluem esse valor na comanda. Contudo, em outros é o próprio cliente que deve determinar o valor e dar diretamente ao atendente.
De quanto deve ser a gorjeta?
O valor vai depender diretamente do tipo de serviço. De modo geral em restaurantes a gorjeta deve ser entre 15% e 20%.
Já para motoristas de táxi e de aplicativo, ela é em média de 15%. Os carregadores de mala também recebem gorjetas, que geralmente são de 1U$ por mala carregada.
Ah, e não esqueça também da tips das camareiras. O recomendado são dois dólares por cada dia que você ficar hospedado.
Como saber se a tip já está incluída no valor?
Como comentamos acima, apesar de não ser algo obrigatório, em vários estabelecimentos essa taxa de serviço já está incluída. Você pode identificar o valor na nota pelas palavras gratuity included.
No caso dos locais que não incluem o valor automaticamente, você deve fazer o pagamento a parte em dinheiro ou cartão. No caso de pagamento em cartão, você receberá uma nota com o valor total da conta, e um espaço para ser preenchido com o valor da gorjeta.
Assim a cobrança será feita já incluindo esse valor.
Importante, serviços como de bartender, cabelereiro, porteiro e etc também estão incluídos na questão das gorjetas.
As gorjetas devem ser incluídas no orçamento da viagem?
Com toda a certeza SIM! Por ser algo extremamente cultural, você terá esse gasto na sua viagem de qualquer maneira. E como em média ela varia de 15% a 20% do total do serviço, é um gasto que vai interferir sim nos gastos totais.
Por isso, a nossa dica é a seguinte. Liste todos os gastos com serviços que você terá na viagem, desde viagens de app até restaurantes.
Depois que você listar tudo, acrescente o valor de 20% em cima dessas despesas. O ideal é sempre jogar o valor mais alto, para que você não corra o risco de acabar jogando o mais baixo e faltar dinheiro!
Gostou de saber mais sobre como funcionam as gorjetas em Orlando? Então não deixe de assinar a nossa newsletter e receba os conteúdos da Receptivo em Orlando sempre em primeira mão.