NESTE POST

Tirar seu passaporte é o primeiro passo para sua viagem internacional aos Estados Unidos, Europa, Ásia e qualquer outro país fora da América do Sul. Obter o documento é simples e para tirar todas as suas dúvidas fizemos este passo a passo sobre como solicitar e emitir o passaporte junto a Polícia Federal em todo o Brasil. Acompanhe nosso passo a passo e tire todas as suas dúvidas!

São apenas 7 passos para você ter o seu passaporte brasileiro e fazer as suas tão sonhadas viagens.

1 – Reúna os documentos necessários

A primeira etapa será reunir todos os documentos exigidos. A lista é um pouco extensa, porém não desanime, pois são fáceis de se ter em mãos. É bom deixá-los separados, porque deverá apresentá-los na PF na etapa presencial do processo.

Documento de Identidade: pode ser a Carteira de Identidade (RG), Carteira de Habilitação com foto ou Carteira de Trabalho. Lembrando que o passaporte anterior também é válido. Caso tenha mudado de nome leve a sua Certidão de Casamento.
CPF: lembrando que se o número já estiver no seu documento de identidade, como a CNH, não é necessário apresentar o original.
Certificado de Naturalização: para os naturalizados.
Reforçando: se esse não for seu primeiro passaporte é necessário levar o anterior (comum ou de emergência), ou você terá de pagar uma taxa de dobro!

Vale lembrar também que não é mais necessário levar título de eleitor, comprovantes de votação ou de serviço militar, no caso dos homens. Mas você deve, sim, estar em dia com a justiça eleitoral e serviço militar, já que é feita uma checagem no momento da emissão do passaporte.

*Se você não estiver em dia com a justiça eleitoral ou serviço militar, não poderá tirar o passaporte.

Passaporte antigo

Se você está tirando um novo passaporte, deve levar o antigo para que ele seja cancelado. Os vistos válidos continuarão vigentes e o documento lhe será devolvido (mesmo que não tenha nenhum visto).

Menores de 18 anos precisam da autorização de ambos os pais ou responsáveis. No site da Polícia Federal, você encontra modelos de autorização. Com certeza, um deles vai se encaixar no seu caso.

Para crianças menores de 12 anos, é preciso levar a certidão de nascimento. Se for menor de 3 anos, deve levar uma foto 5×7 recente!

2 – Solicite seu passaporte

Estamos agora na segunda etapa, que é solicitar o passaporte no site da Polícia Federal.

Após conferir se possui todos os documentos, você só precisa acessar o site da PF e clicar em requerer passaporte. Nesse momento, vai aparecer uma tela com um formulário on-line. Preencha-o com seus dados pessoais, como nome, data de nascimento, nome dos pais, cidade em que nasceu, etc.

Após preencher todos os campos, confira todas as informações e se certifique de que não há erros de digitação.

Ao final desse processo, será gerado um boleto, que é a Guia de Recolhimento da União (GRU). Salve esse documento, pois vai precisar dele!

3 – Pague a GRU

Lembra que falamos para você guardar a guia? Então, ela é nossa terceira etapa! A Guia de Recolhimento da União pode ser paga pela internet, em um caixa eletrônico ou até na boca do caixa. O valor da taxa é de R$ 257,25 para cada passaporte.

Concluído o pagamento, aguarde entre 24 e 72 horas para seguir para a próxima etapa. Só depende do seu banco agora!

4 – Agende o atendimento

Quando o pagamento da GRU for compensado, vá novamente ao site da PF e clique em Agendar Atendimento. Então você vai colocar a cidade e o estado onde deseja ser atendido. Aí surgirá na tela uma lista com os postos da PF na sua região.

Em seguida, escolha no calendário a data e hora disponíveis para atendimento.

#Dica: Se em sua cidade houver mais de um posto da Polícia Federal, verifique qual deles tem data de atendimento mais próxima.

Imprima o comprovante de agendamento e leve com você! Esse item não é mais obrigatório, mas pode te salvar se o sistema der algum problema no dia do atendimento presencial.

5 – Compareça ao atendimento presencial no posto da Polícia Federal

Nessa etapa, você vai se deslocar até o posto da Polícia Federal que escolheu lá no agendamento. Também vai levar todos os documentos necessários que citamos no 1º passo e o passaporte antigo (se você tiver um). Dica: vê se vai bem bonito e garboso para ficar bem na foto que eles vão tirar de você!

6 – Consulte o andamento da emissão do seu passaporte

Agora é segurar a ansiedade e consultar o andamento do seu passaporte. Para isso, entre no site da PF, clique em Consultar Andamento e fique de olho na previsão de entrega.

7 – Retire seu passaporte

Na data indicada, volte ao posto de atendimento da Polícia Federal e retire o passaporte. Atenção! Você deve ir pessoalmente e levar um documento original com foto! Se não buscar dentro de 90 dias, ele será cancelado, mas não achamos que vá esperar isso tudo, não é?

Como renovar o seu passaporte

Mas, se você já realizou esse passo a passo e agora a dúvida é como renovar o passaporte, veja agora!

De acordo com o site da Polícia Federal, os termos “renovação de passaporte” e “2ª via de passaporte” não existem. Quando o seu documento de viagem expirar, ele será automaticamente inválido, sendo necessário solicitar um novo passaporte (o que inclui realizar todos os 7 passos deste post, inclusive o pagamento da taxa).

O documento, como falamos acima, é válido por 10 anos. Mas, para as crianças, o período de validade é diferente. Fique atento!

0 a 1 ano completo – validade de 1 ano
1 ano completo a 2 incompletos – validade de 2 anos
2 anos completos a 3 incompletos – validade de 3 anos
3 anos completos a 4 incompletos – validade de 4 anos
4 anos completos a 18 anos – validade de 5 anos
Acima de 18 anos completos – validade de 10 anos

Compra de passagem com o passaporte para vencer

Normalmente, os países exigem que o passaporte tenha um prazo extra de vencimento a partir da data de entrada ou da saída do território deles. Por exemplo, ao viajar para a Europa, seu documento deve ter validade de, no mínimo, 3 meses a partir do dia da volta.

Esse tipo de exigência é necessária porque, caso precise estender a sua viagem, ainda terá um tempo a mais para ficar no país sem se tornar ilegal. Imagine só: você entra no país faltando 10 dias para seu passaporte vencer, mas acaba ficando 15; então, a partir do 11º estaria ilegal e teria problemas na volta. Eis a razão de estabelecerem um prazo bem mais folgado para passar na imigração.

Sendo assim, você não deve esperar seu passaporte vencer para então renová-lo. O ideal é que faça isso quando se aproximarem 6 meses da data final. Ex.: vence em junho de 2020, renova em janeiro de 2020. Com isso, evitará perder sua viagem por causa das regras do país escolhido.

Outro motivo que pode levar à renovação do passaporte antes da validade é a disponibilidade de folhas brancas. Afinal, se você viaja com muita frequência para o exterior, pode acontecer de se esgotarem as páginas, devido aos constantes carimbos na imigração. Portanto, certifique-se de sempre ter espaço disponível!

Informou seus dados do passaporte na compra da passagem, mas renovou depois?

Suponhamos que você informou seu número de passaporte ao comprar uma passagem aérea, mas antes de chegar o dia da viagem, renovou o documento. O que fazer?  Sem problemas, porque você pode entrar em contato com a cia. aérea e atualizar seus dados com o número do novo passaporte.

E se você sabe que está para renovar o passaporte e não quer nem ter o trabalho de atualizar os dados depois, no ato da compra insira outros que a cia. permitir, como o CPF ou o RG, em vez do número do passaporte.

O que importa mesmo é, na data do embarque, ter seu passaporte válido pelo período mínimo exigido pelo país de destino.

Write A Comment