NESTE POST

Quando o assunto é viajar, muita gente fica em dúvida sobre como funciona o sistema da bagagem de avião. Principalmente depois que aqui no Brasil as companhias aéreas começaram a cobrar até mesmo por pequenas bagagens. 

Por isso, nós da Receptivo em Orlando separamos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto. Confira!!!!

Há cobrança pela bagagem de mão? 

Não, as companhias aéreas não podem cobrar pela bagagem de mão. No entanto, é preciso ter em mente que existem algumas regras para levar esse tipo de mala dentro do avião. São elas: 

  • As dimensões máximas para esse tipo de bagagem são 55 cm X 35 cm x 25 cm (incluindo alças, rodinhas e bolsos externos). Elas são válidas tanto para voos nacionais como internacionais. 
  • O peso máximo é de 10 kg.

Além disso, algumas companhias aéreas também permitem que o passageiro leve um item pessoal além da mala, como, por exemplo, notebook.

Lembrando que existe uma ampla lista de itens que estão proibidos na bagagem de mão, tais como: 

  • armas e réplicas de armas; 
  • objetos pontiagudos ou cortantes, tais como tesoura, alicate, facas e etc;
  • Aerossóis (inclusive desodorantes);
  • Fluídos para isqueiro. 

E quanto a bagagem despachada? 

Em relação à bagagem que é despachada, as regras mudam conforme a companhia aérea. 

Azul

No caso de voos dentro da América do Sul e Caiena, o passageiro pode levar apenas um volume de 23 quilos dentro da Tarifa Mais Azul. Já no caso da Europa e Estados Unidos,  cada passageiro que está na classe econômica pode levar até  2 volumes de 23 quilos. 

Já os passageiros que viajam na executiva podem levar 3 volumes de 23 quilos na classe executiva.

Gol

Na Gol, tanto as tarifas Promo como Light não incluem o despache da bagagem. Logo, qualquer mala que você despachar será tarifada. 

Já na categoria Plus, todos os passageiros podem despachar a primeira bagagem gratuitamente e terão que pagar a tarifa nas demais. Nas modalidades Max e Premium Economy as duas primeiras bagagens podem ser despachadas gratuitamente, 

Todas as bagagens despachadas devem ter no máximo 23 quilos. Além disso, quem contrata o serviço nos canais digitais ganha um desconto. 

Latam

Já na Latam os passageiros que viajam como Promo e Light  também não tem direito a nenhuma bagagem despachada de forma gratuita. 

Quem viaja com a tarifa Plus, pode despachar até uma mala de 23 quilos gratuitamente. Já aqueles que viajam na modalidade Top têm direito de despachar até duas malas de 23 quilos.

Os passageiros da Latam que viajam de cabine Economy tem que verificar o destino. isso porque, dependendo do destino é possível despachar uma ou duas malas de 23 quilos gratuitamente, 

E na cabine Business e Premium Economy em todos os destinos o cliente tem direito de despachar três malas de 23 quilos gratuitamente.

Quer mais dicas para não dores de cabeça na hora de viajar? Então aproveite para assinar agora mesmo a nossa newsletter.

Write A Comment