NESTE POST

Quem vai viajar para os eua ou para outros países precisa ficar atento não apenas as regras para entrar nos Estados Unidos, mas, também, para retornar ao Brasil! Essas medidas foram implementadas conforme orientações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA).

Elas foram feitas por conta do surgimento da variante do COVID-19, a Ômicron.

Confira abaixo quais são as regras e restrições para entrada no Brasil

Proibição de voos 

Para evitar o avanço da nova variante, estão temporariamente proibidos os voos que tenham sua origem ou tenham passado pelos seguintes países. 

  • República da África do Sul 
  • República do Zimbábue  
  • República de Botsuana 
  • Reino do Lesoto 
  • Reino de Essuatíni 
  • República da Namíbia 

Além disso, também está temporariamente proibido o embarque de passageiros que tenham embarcado ou passado por esses países nos últimos 14 dias. 

Regras e restrições para brasileiros 

A princípio os brasileiros não estão impedidos de entrar no Brasil. Contudo, existem algumas restrições e regras para aqueles que passarem por um dos países citados acima.

Todos os brasileiros que estiveram em qualquer um dos seis países com restrição deverão cumprir uma quarentena de 14 dias em sua cidade de destino final no Brasil. Ou seja, não poderão ser feitos novos deslocamentos antes desse período terminar. 

Além disso, todos os viajantes devem preencher a Declaração de Saúde do Viajante (DSV), no máximo 24 horas antes de embarcar de retorno para o Brasil. Esse formulário está disponível nesse link.

Outra exigência para quem vai viajar EUA ou outros países é apresentar um exame RT-PCR (exame de COVID-19) com resultado negativo.  Ele deve ter sido realizado no máximo 72 horas antes do embarque para o Brasil. 

Outra alternativa é apresentar um exame negativo do tipo antígeno, que tenha sido feito até 24 horas antes do embarque. 

No caso de crianças menores de 12 anos de idade que estejam viajando acompanhadas, não é necessária a apresentação dessa declaração desde que todos os acompanhantes do menor de idade apresentem documentação que mostrem resultado negativo para COVID-19.

E os Cruzeiros?

As viagens de cruzeiro continuam autorizadas em todo o espaço marítimo brasileiro. No entanto, todas as embarcações precisam atender o protocolo estabelecido pela Anvisa. 

Importante ressaltar que estão autorizadas apenas cruzeiros que naveguem exclusivamente em água brasileiras, e apenas durante a temporada de cruzeiros.

Situação dos estrangeiros 

Estrangeiros que não passaram pelos seis países que estão na lista de proibição atual do Brasil podem entrar normalmente dentro do Brasil, desde que atendam as mesmas regras já aplicadas para viajantes brasileiros. 

São elas: 

  • Preencher a Declaração de Saúde do Viajante;
  • Apresentar um exame de COVID-19 com o resultado negativo.

No caso de estrangeiros que passaram por qualquer um dos seis países restritos atualmente, é exigida a quarentena de 14 dias. 

As regras só não se aplicam para casos específicos, como por exemplo, funcionário estrangeiro acreditado junto ao governo brasileiro ou que tenha cônjuge/pais/curador/filho brasileiro.

Quer mais dicas para planejar a sua viagem sem dores de cabeça? Então aproveite para assinar a nossa newsletter e receba nossos conteúdos sempre em primeira mão!

Write A Comment